Terapia ocupacional para idosos

A terapia ocupacional e a saúde do idoso

De maneira geral, as famílias e até mesmo o próprio idoso, acreditam que estar bem na terceira idade significa ter uma saúde boa – e isso realmente é uma verdade. Entretanto é fundamental dar atenção à parte psicológica, funcional e cognitiva do idoso para que ele possa realizar, pelo maior tempo possível, todas as suas atividades de maneira independente. É nessa demanda que entra o terapeuta ocupacional, ajudando a promover a saúde do paciente, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades adaptativas que o tornem ativo e produtivo no dia a dia.

A terapia ocupacional é uma área da saúde onde se trabalha a reabilitação de pacientes que necessitam de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e/ou sociais, de modo a ampliar seu desempenho e participação social, através de instrumentos que envolvam a atividade humana. No trabalho com o idoso, esse profissional vai utilizar ferramentas psicopedagógicas, como jogos lúdicos e exercícios funcionais que ajudem o idoso a permanecer ativo e que exercitam a concentração, a sequência do pensamento, atenção e a capacidade de fazer escolhas como, por exemplo, a leitura, jogo de xadrez, bingo, palavras cruzadas, fazer uso de anotações, organizar o ambiente, fazer uso de listas, quebra cabeças, jogo da memória, caça palavras, entre outros.

Existem diversas linhas de trabalho, dependendo da formação do profissional. Mas fundamentalmente, o terapeuta ocupacional estimula o autoconhecimento para que o idoso possa desfrutar plenamente de suas capacidades remanescentes. Com esse tipo de terapia, o paciente trabalha a auto estima, aprendendo a lidar com suas limitações no relacionamento consigo mesmo e com a sociedade.

O trabalho do terapeuta ocupacional começa pela identificação das habilidades e das limitações funcionais do idoso. A partir daí são são elaborados o planejamento e a implementação do processo terapêutico, que deve acontecer em encontros semanais, seguido de reavaliações periódicas.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook