Mês do idoso

Conheça os profissionais que cuidam do idoso

Em diversas áreas da saúde existem diversos especialistas que atendem à diferentes demandas. Na área de atenção geriátrica, foco de atuação da Cuidar Center Care, e também em atendimento pós cirúrgico e reabilitação, existem 3 tipos de profissionais envolvidos nas atividades diárias do paciente. São eles: cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Antes de contratar um auxiliar, é fundamental entender a diferença entre os profissionais. O cuidador de idosos não tem, necessariamente, que apresentar uma formação superior, entretanto passa por uma série de cursos e especializações para administrar e auxiliar em situações diárias com o paciente.

Entre as funções do cuidador estão a administração de medicamentos e cuidados preventivos de saúde sob supervisão de um profissional especializado. Além disso, o cuidador auxilia nas atividades diárias, como rotinas de higiene pessoal, ambiental, de nutrição e locomoção. É papel deste profissional prestar apoio emocional e promover a convivência social do idoso.

Já o técnico de enfermagem passa por um curso com duração média de 2 anos, e está apto principalmente a atender pacientes de média e alta complexidade. Esse profissional pode fazer procedimentos mais simples e pequenas intervenções, e dependendo de sua especialização, pode atender em casa e atuar no segmento hospitalar.

O enfermeiro é formado em um curso que dura 5 anos e pode se especializar em saúde do idoso. Este profissional está preparado para prestar atendimento a pacientes que apresentam um quadro mais grave e consegue realizar procedimentos mais complexos, além de supervisionar equipes compostas por auxiliares e técnicos. Sua atuação pode ser em casa e também hospitais, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook

1 responder

Os comentários estão fechados.