cuidar center care

Cuidados e dicas para hipertensão

No dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Comumente chamada de pressão alta, a hipertensão é a pressão arterial igual ou maior que quatorze por nove. Ela não escolhe um perfil determinado de pessoa, entretanto dados apontam que a pressão alta atinge pessoas adultas, na proporção de quatro para uma. No Brasil equivale a 25% em adultos e até 50% em idosos.

Responsável por parte dos derrames, infartos e insuficiência renal terminal, é de extrema importância que as informações e tratamento adequado sejam dados aos hipertensos para diminuir esses dados alarmantes com o controle.

Porque a pressão aumenta?

Existem diversos motivos, mas a principal causa é atribuída aos vasos que se contraem e prejudicam a circulação sanguínea. Imagine que você ligou uma fonte para circular água por um cano, mas ele está entupido ou com alguns entulhos prejudicando a passagem por ele, no corpo é mais ou menos assim, a pressão automaticamente aumenta interiormente quando o coração faz o bombeamento do sangue para as veias.coração

Se a minha pressão aumentar o que pode acontecer?

Alguns órgãos do corpo podem ser afetados com a hipertensão que são: cérebro, rins, vasos e coração, em cada uma dessas partes consequências diferentes podem ocorrer: nos vasos pode levar do entupimento ao rompimento, nos rins prejudicar a filtração e até o funcionamento deles, caso atinja o cérebro pode provocar o derrame cerebral. E no coração a angina que pode levar ao infarto.

É de extrema importância que os hipertensos façam o tratamento correto para evitar consequências graves, sempre acompanhado e orientado pelo médico.hipertensao

10 Cuidados contra a hipertensão

  1. Evite o estresse
  2. Tenha lazer e momentos felizes com quem você ama
  3. Faça a aferição da pressão periodicamente
  4. Faça exercícios físicos com frequência diária
  5. Busque uma alimentação saudável e o mais próximo do natural, evite embutidos, industrializados
  6. Controle e evite o sobrepeso
  7. Não consuma bebida alcoólica
  8. Não fume
  9. Não interrompa o tratamento
  10. Tenha profissionais da saúde qualificados para te atender e orientar no seu caso específico.

Somos uma empresa especializada na gestão da saúde domiciliar, temos profissionais qualificados e um modelo diferenciado de atendimento, focando sempre na qualidade do tratamento e satisfação do cliente: você investe recursos para ter e oferecer mais qualidade de vida para quem você ama. Fale conosco ou solicite um orçamento.

Consulte seu médico. Nenhuma pesquisa na internet vai substituir a orientação do profissional

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook e fale conosco sempre que precisar!