equipe-cuidar

Sabia que homens também podem ter câncer de mama

Hoje vamos abordar sobre o câncer de mama em homens, algo que você pode achar diferente e que é menos comum, porém existe.

Independente do seu gênero, cada pessoa nasce com o tecido da mama. A diferença é que o homem não desenvolve muito este tecido durante a sua vida, diferente das mulheres. E, justamente pelo desenvolvimento não acontecer é que eles se tornam menos vulneráveis ao câncer de mama. A proporção entre homens e mulheres é realmente bem diferente: enquanto uma em cada oito mulheres podem chegar a desenvolver o câncer de mama, o risco nos homens é de um para mil. Entretanto, por mais que as estatísticas sejam menos pessimistas, o simples fato do risco ser menor, faz com que os homens não se importam com este tipo de problema. E quando é descoberto, as chances de recuperação e de um prognóstico favorável, diminuem consideravelmente, já com as mulheres a situação é um pouco diferente, pois o diagnóstico precoce é mais comum.

E por que isso acontece?

 As causas que antecedem casos de câncer de mama em homens não são compreendidas ainda, porém, geralmente, quando isso se origina, o câncer se relaciona a ductos de leite que não se desenvolvem no homem. Mas também pode se originar nas glândulas mamárias ou nos mamilos, ainda que esses dois últimos não sejam tão comuns. Entretanto, é de conhecimento geral que, como a maioria dos cânceres, se o paciente tiver uma predisposição genética é necessário entender que já existe um risco. Aqueles com um histórico familiar de câncer de mama estão em maior risco também. Entretanto, mesmo sem histórico familiar, o câncer de mama pode se formar e pode se manifestar em homens com mais de 50 anos. Então, quanto mais velho, maior o risco.

Tem sintomas? idoso

Os sintomas do câncer de mama nos homens são difíceis de detectar, por que normalmente se apresenta com um nódulo completamente indolor ou até mesmo espessamento do tecido mamário. Sobre isso, especialistas dizem que, em casos extremamente raros, este câncer pode afetar os mamilos e provocar algum tipo de sintoma como descamação e vermelhidão. E tudo isso acontece por que os  homens não tem uma rotina de realizar exames de mama e a maioria destes exames não fazem parte do “cronograma” do homem, por isso, quem geralmente descobre que algo está errado são eles mesmos. E quando descoberto, na maioria dos casos o tratamento é intensivo, pois, deu tempo do câncer.

E como descobrir?

 Assim como com as mulheres ou autoexame é a melhor forma de se detectar se existe algum problema ou alguma coisa que não é normal. Lembre-se a detecção precoce pode fazer toda a diferença no mundo para o seu prognóstico e opções de tratamento. E se você encontrar um caroço, não entre em pânico! Cerca de 80% dos nódulos mamários não são cancerosos, mas todos eles devem ser examinados por um médico.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre este assunto.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook e fale conosco sempre que precisar!

Consulte seu médico. Nenhuma pesquisa na internet vai substituir a orientação do profissional.