natal e familia

Dicas de Natal para familiares com idosos

Você sabia que é comum os idosos ficarem tristes no natal? A Cuidar Center Care te dará dicas para evitar estes problemas e ter um feliz natal!

natalQuando falamos em natal, ano novo, fim de ano de ano de uma forma geral, é comum as pessoas pensarem que é um momento de renovação! De que tudo será novo e que se este ano as coisas não foram tão boas, no próximo ano, tudo será melhor! Entretanto, para alguns idosos, este período pode ser um pouco doloroso, pois, todas as lembranças, os sentimentos, a própria ideia de renovação pode não ser tão bem recebida, principalmente para aqueles que estão se recuperando de alguma doença ou acidente. E o sentimento de tristeza, varia conforme a pessoa fica mais experiente (idade). Assim, a família deve ficar atenta, para que neste período, o seu familiar não entre um estado de depressão.

Entendendo melhor a situação, não é que o período seja triste! Muito pelo contrário! Em diversos momentos, ele poderá contar várias histórias alegres e engraçadas, sobre este período do natal. Lembrança dos pais, dos irmãos, dos amigos e tudo mais. E é neste momento que começa o problema. Neste contar de histórias, ele pode perceber que o tempo está passando. Que os pais, irmãos e muitos amigos, já podem ter partido. Que muitas tradições podem não ser mais seguidas e muitas pessoas queridas podem não estar presente. E é neste momento, que os idosos podem sentir que o natal não tem significado e não é uma boa data para se comemorar, já que, de alguma maneira, as coisas não são como antes.

É neste momento que a família deve atuar, para que as festas não sejam um período triste e sim, o mesmo período de antes, alegres e felizes. Para que isso aconteça, a Cuidar Center Care te dará dicas para ter um natal maravilhoso.

  • Passe tempo com o seu familiar!

Um dos sentimentos que os idosos tendem a experienciar é o abandono. Sendo assim, passe um tempo de qualidade com ele. Se não poder passar um tempo, pois, mora longe, telefone-o com frequência! Assim, o sentimento de abandono será mitigado.

  • Envolva-os em atividades!

Mostre que suas habilidades em decoração, na hora de preparar os alimentos é essencial. Peça-os que o ajude e se não poder ajudar, devido há alguma condição física, peça conselhos e pergunte-o o que mudar para ser melhor.

  • Crie novas tradições e memórias

família deve estar presenteUmas das coisas que marcam os idosos são as lembranças. Faça com que ele preserve estas lembranças, porém, crie novas, divertidas, envolventes para que ele possa se lembrar com carinho de um tempo recente. Além disso, crie novas tradições, como por exemplo, o almoço de sobras dos dias 24 e 25.

  • Não o canse!

Planeje atividades para o seu idoso, de forma que não fuja de sua rotina. É importante que ele possa descansar quando necessário, para que esteja pronto, paras as comemorações e não associe a data com um período de estresse.

  • Evite o consumo de álcool.

Por mais que muitos gostem de alguma bebida com álcool é importante que este seja limitado, já que o álcool é depressivo e pode ter um efeito contrário.

Estas foram as nossas dicas para um natal feliz e proveitoso com aqueles que você ama! Não se esqueça, natal é período de renovação, de felicidade e de se estar junto da família e amigos. E a família Cuidar Center Care, presa este momento importante. FELIZ NATAL!

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook e fale conosco sempre que precisar!