idosos conectados

Dr.Google e pesquisas sobre doenças na internet

Dica Cuidar Center Care

Vamos dar uma dica super simples, mas bem interessante, que ao mesmo tempo requer cautela. Você já ouviu falar no termo Dr. Google?

 

Todos sabem que o Google é o oráculo destes dias. Para as palavras relacionadas à saúde não é diferente, são muitas googladas por dia sobre gerontologia, Alzheimer, cuidador de idosos, home care entre diversos.

Dr. Google se tornou oficial no início do ano, e a novidade é que as buscas sobre doenças ou assuntos relacionados ganhou, digamos que, um novo complemento no buscador mais utilizado.

Desde março, em parceria com o Hospital Albert Einstein o Google fornece informações na busca dessas palavras chaves. As fontes além do hospital, são diversas. Acontece que o Google usa uma combinação de algoritmos e profissionais de área médica para formular essas informações.

Ao pesquisar sobre doenças a sua pesquisa vai apresentar ao lado direito da tela um quadro, com as informações sobre o assunto pesquisado. É uma pesquisa mais organizada, exibindo: sobre, sintomas e tratamentos, isso pode facilitar a vida do usuário, são informações fornecidas por médicas. Sobre: Sintomas, Tratamentos, e Observação que falam sobre as condições clínicas, mas de modo algum essa pesquisa substitui a orientação do seu médico.

pesquisa de idososO interessante também é que, segundo o suporte do Google,  em outra etapa equipes de médicos avaliam e refinam as informações. E o usuário também pode dar um feedback, por exemplo, se a informação não estiver correta.

Além disso, você também consegue baixar um pdf deste relatório, prático não é? Ao ler alguma informação você pode levar e conversar com o seu médico. Então aproveite essa vantagem de ter as informações básicas centralizadas num único documento de pdf.

Essa nova facilidade nas buscas é interessante, porque sugere um filtro mais confiável, que é a referência do Hospital Albert Einstein e o próprio refinamento que  poderá ser feito por profissionais da área,  porém como o próprio Google sugere: Consulte seu médico. Nenhuma pesquisa na internet vai substituir a orientação do profissional.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook e fale conosco sempre que precisar!