Dia Internacional das Pessoas com Deficiência visa direitos igualitários também para idosos

Dia 03 de dezembro é a data comemorativa da luta para inclusão das pessoas com deficiência em todo mundo. Considerando que muitos idosos, por circunstâncias diversas, são deficientes ou estão em condições similares, a Cuidar Center Care acredita na importância de conscientizar e entender essa questão no Brasil e no mundo.

Para quem não sabe, segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. De acordo com a ONU, cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência e um dos maiores problemas dos portadores de deficiência é a discriminação sofrida por parte da população. Esse é, sem dúvidas, o motivo pelo qual essas pessoas sentem mais dificuldade para conviverem em sociedade de forma igualitária.

No caso do idoso, a questão é ainda pior, pois a idade avançada, as doenças que vem com ela e a deficiência podem aumentar ainda mais as dificuldades do dia a dia. Entretanto, é fundamental saber que todo cidadão, sendo ele idoso e portador de alguma deficiência ou não, tem – ou pelo menos deveria ter – o direito de ser acolhido e respeitado como qualquer outro ser humano.

Estabelecida desde 1998 pela ONU – Organização das Nações Unidas -, a data tem como objetivo gerar discussões sobre a situação das pessoas com deficiência, seus direitos e necessidades. A cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2015 o tema em é “A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades”. Para nossos idosos, é exatamente sobre isso que devemos refletir – como proceder para incluí-los no cotidiano familiar, nas atividades diárias e como ressaltar suas habilidades para que sintam-se mais valorizados tendo, assim, uma vida mais longa e melhor.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook