Mês do idoso

Mês do idoso na Cuidar Center Care

O Dia Mundial do Idoso é 1o de outubro – data em que foi instituído, em 2003, o Estatuto do Idoso – mas setembro é o mês de celebração daqueles que hoje são conhecidos como pessoas da Terceira ou Melhor Idade. É neste período quem, em várias cidades do mundo, são levantadas e debatidas questões acerca dos idosos, como políticas de proteção e segurança, entre outros temas que afetam diretamente a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos.

Abrimos o blog da Cuidar Center Care exatamente neste mês e vamos abordar assuntos relevantes, como a importância da serviços complementares como nutrição, da fisioterapia, da fonoaudiologia e outras profissões que, associadas à geriatria e gerontologia, resultam em maior longevidade e melhor qualidade de vida para os idosos. Levantamos também a questão da atenção da família e do idoso, do ambiente onde ele está inserido e os cuidados no dia a dia que podem evitar acidentes e incidentes dentro e fora de casa.

Com relação ao mês do idoso, vale lembrar que já são 12 anos de vigência do Estatuto do Idoso, quando o Brasil começou a incorporar em sua legislação uma série de resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas resoluções dizem respeito aos direitos dos idosos no que tange às questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria, entre outras, e são regidas por dois princípios que são:

 Autorrealização:

  • Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
  • Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;

 Dignidade:

  • Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;
  • Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook

2 respostas
  1. Luiza Silva
    Luiza Silva says:

    Muito interessante a iniciativa da Cuidar na construção destas matérias no Blog!
    Desejo muito sucesso a esta empresa!!!

Os comentários estão fechados.