Dicas para o profissional
Diante do aumento na expectativa de vida das pessoas que já entraram no que chamamos de “terceira idade”, a equipe da Cuidar mantem o olhar voltado para uma assistência de qualidade, especialmente àquele que constitui o principal público-alvo da empresa: o idoso.
Entretanto, estar apto a fornecer um serviço de excelência significa investir em profissionais treinados e preparados para o atendimento domiciliar proporcionando carinho e segurança para o paciente e sua família. Por isso a capacitação e reciclagem contínua da equipe são fundamentais para o bom desempenho do profissional e mais ainda, para o bom resultado junto aos nossos clientes.
Para o profissional de saúde, aqui vão algumas dicas que podem ajudar no dia a dia e no trato com o paciente/ família.
De maneira geral, o idosos que deambula, ou anda, acaba sendo vítima de armadilhas que se apresentam dentro da própria residência. O cuidador deve estar atento e:
- Observar o tipo de calçado usado pelo idoso. Este é o primeiro passo na prevenção de acidentes. Idosos devem estar calçados com sandálias que sejam “firmadas” ao calcanhar, quando não usam um sapato confortável, para evitar quedas.
- Olhar com atenção piso desnivelado, degraus e tapetes – sinais de alerta para os cuidadores que prestam assistência ao idoso que anda. Quando não for possível evitar passar por estes locais deve-se, pelo menos, fixar os tapetes com fitas adesivas e a colocar de barras de apoio em locais estratégicos da residência como, por exemplo, o banheiro. Lembramos que a presença do cuidador ao lado deste cliente é fundamental em todos os momentos.
O cuidador deve proporcionar estímulos aos pacientes todo o tempo.
- Pergunte sempre ao idoso sobre suas preferências e opiniões em relação às atividades a serem realizadas e/ou decisões. Sempre que possível atribua tarefas ou pequenas atividades para que o idoso possa realizar. Devemos estimular para que a pessoa idosa sinta-se útil.
A manipulação dos remédios é uma responsabilidade do cuidador. Fique atento à técnica dos 09 certos que podem ajudar a se certificar de que a medicação está correta:
- 09 certos:
- Paciente certo
- Medicamento certo
- Dosagem certa
- Via certa
- Hora certa
- Ação Certa
- Forma Certa
- Resposta Certa
- Documentação Certa
É preciso estar atento aos sinais que indicam um infecção ou outros doenças que acometem o idoso:
- Pacientes idosos geralmente não apresentam as mesmas características e sinais de infecção de uma criança ou adulto como, por exemplo, a presença de febre. Devemos ficar sempre alerta à manifestação de confusão mental, hipotensão arterial ou depressão respiratória; a presença de um ou mais destes sinais podem sugerir um quadro de infecção no idoso.