Tudo o que você precisa saber sobre cuidador de idosos

Idosos ou pessoas de qualquer idade podem requerer necessidades específicas de apoio e cuidado familiar.  A profissão de cuidador de idosos tem sido cada vez mais requisitada pelas famílias e cada vez mais valorizada pelo grau de importância que tem sido identificado. Ter esses profissionais dando suporte e apoio muitas vezes em certos momentos da família é de grande importância.

Hoje esse setor no mercado mineiro é estatisticamente de idosos que em maior número apresentam um quadro de Alzheimer, leia mais sobre a doença aqui. E o cuidador não será apenas uma pessoa para estar perto, existe o preparo técnico e o perfil de cuidador ideal para cada situação.

Cuidador de idosos ou acompanhante é a pessoa que estará mais tempo dentro do ambiente familiar ou no local em que estiver instalada a pessoa idosa. Existem basicamente duas opções para a contratação deste profissional: a família assumir toda a responsabilidade pela contratação e gestão dos profissionais, escala, processo seletivo, orientação ou a família contratar uma empresa especializada na gestão do cuidador domiciliar e desses profissionais, que além de cuidadores terá uma equipe de enfermeiros para o monitoramento do atendimento e também os demais profissionais que forem requisitados pela família.

Lembrando que o cuidador também precisa ser ouvido, ele também tem vida própria, tem família, tem problemas e ele não pode levar isso para as famílias, precisa de reconhecimento e ele também passa pelos mesmos problemas que todos nós passamos, aí entra o nosso trabalho de gestão. Então, caso a família opte por fazer a gestão desse profissional é importante que ela se lembre disso e escolha profissionais com boa formação técnica, qualificação, e não menos importante vocação e talento.

Para ser um cuidador de qualidade é preciso ter e aprimorar o dom de olhar para o outro e perceber aquilo que muitas vezes não é dito. É preciso ter amor e valorizar a vida. E também usar a empatia.

Na prática, quando as famílias têm afinidade com a equipe o trabalho flui de maneira muito mais eficaz. O cliente fica satisfeito e para o cuidador a sensação de dever cumprido.

idos vovo felizMuitas vezes quando a família resolve assumir todo o cuidado por conta própria em casa, ela acaba gerando outros diversos problemas que poderiam ter sido evitados, falamos mais sobre isso aqui. Para situações em que o cliente precisa de mais atenção é sempre mais interessante contratar quem possa fazer isso.

A economia que se pretende fazer muitas vezes não compensa, é o barato que sai mais caro, e não apenas monetariamente, mas por estresse gerado e discordância familiar, sem contar que alguém sempre ficará mais sobrecarregado.

Chamados de acompanhantes ou cuidadores, esses últimos são mais associados aos cuidados da saúde e em tempo permanente ou mais duradouro no lar, mas eles também fazem atividades da rotina acompanhando o paciente em suas tarefas e demandas que forem acordadas com as famílias, já os acompanhantes são mais relacionados à demandas pontuais e de curto período, mas são sinônimos. Fizemos um texto falando sobre cuidadores e acompanhantes, leia aqui.

É importante dizer também que o número de empresas do segmento tem aumentado, mas é muito importante ser bastante seletivo na escolha, pois é importante entender o que você precisa e quem realmente vai poder ajudar e dar todo o suporte de forma eficaz. Conheça melhor sobre a nossa empresa, entre em contato conosco:31. 2514-4921 | 31. 97531-0259 (24h)

Na Cuidar Center Care trabalhamos exclusivamente com atendimento particular. O nosso diferencial está na qualidade de rapidez no atendimento e no tempo de mercado. Somos referenciados entre os nossos clientes e parte do corpo médico de destaque em Belo Horizonte e região. Se, por exemplo, o cuidador tem algum imprevisto e não pode ir trabalhar, nós fazemos todo o remanejamento na escala, temos estrutura e pessoal para atender a esse tipo de imprevisto, que é normal e pode eventualmente acontecer.idosa com cuidadora saindo do hospital

Sobre os nossos processos seletivos na escolha do profissional, as informações precisam ser levantadas de forma criteriosa, pois a relação entre as três partes: gestão/cuidador/família apesar de ser estritamente profissional é uma relação muito próxima e tudo precisa ser estabelecido criteriosamente para que as partes se entendam. Então durante as etapas muitas vezes são identificados e aplicados os ajustes.

Enfim, alinhados com o mesmo objetivo que é cuidar do paciente com qualidade e disposição e tirar a sobrecarga da família, contratar uma empresa para fazer a gestão e ter esses cuidadores em casa pode ser bastante reconfortante. Fale conosco ou agende uma visita e vamos conversar. Teremos uma enorme satisfação em atende-lo.

Se você já percebeu a necessidade dos nossos serviços solicite o seu orçamento. É rápido e faremos contato com você!

Consulte seu médico. Nenhuma pesquisa na internet vai substituir a orientação do profissional

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook e fale conosco sempre que precisar!